Dicas – bagagens e hotéis com os pequenos!

| Beatriz Berbert

Viajar é bom né? Em casal pode ser romântico, cultural, gastronômico, radical ou o que vier que a gente encara. Dependendo do tamanho do orçamento a viagem pode ser confortável ou econômica. Aí chegam os filhos. E agora?

Viajar em família é sempre um desafio. Requer planejamento, organização e uma boa dose de paciência. A começar pelo tamanho da bagagem. Como é que uma criatura tão pequena precisa de tanta coisa? Com o decorrer dos anos aprendi algumas coisas e vai aí minha primeira dica! Aprendi a organizar todas as necessidades dos pequenos em caixas plásticas, assim como faço em casa. Uma caixa para “coisas de cozinha” como mamadeiras, pratinhos e colherinhas plásticas, leite em pó, achocolatado, etc. Outra caixa para higiene como sabonete, shampoo, fraldas, pomadas, paste e escova de dentes. A minha caixinha de primeiros socorros com medicamentos e termômetro sempre sai do armário direto para a mala. Na tampa de cada caixa fica anexa uma lista para que na próxima viagem eu não fique pensando se esqueci alguma coisa. Como uso sempre as mesmas caixas, sei exatamente o espaço que elas acupam na mala e se alguma coisa vaza, a meleca fica restrita e não suja as roupas. Conforme os meninos vão crescendo o conteúdo das caixas vai sendo adaptado de acordo. Normalmente faço uma mala só para os dois , mas sei que logo logo cada um vai cuidar da sua. Não vejo a hora!

Mas antes de se preocupar com a bagagem, é preciso decidir para onde ir, onde ficar e qual a estrutura disponível para crianças. As viagens radicais e o turismo ecológico foram substituidos pelo conforto e a seguranca dos resorts até que nos sentíssemos confortáveis em começar a encarar pequenas aventuras com os meninos. Conheço gente que coloca o bebê em uma daquelas mochilas e encara uma trilha. Não é pra mim…

Descobri que existem hotéis focados na criançada, com atividades adequadas a diversas idades que incluem fazendinha com passeios a cavalo ou pônei, onde as crianças aprendem a tirar leite da vaca, correr atrás de galinhas, pescar, andar de pedalinho, experimentar comidinha de fazenda, além de contar com monitores que comandam atividades na piscina, no gramado, nas quadras. Se esses hotéis cabem no seu orçamento eu recomendo uma visita.


Agora que meus filhos são pré-adolescentes eles encaram um turismo ecológico numa boa. Recentemente fomos para o Petar e eles amaram andar no mato, visitar cavernas escuras, fazer bóia-cross no rio, ficar imundo de lama e seguir um guia maluco e molhado por estradinhas rurais.

Enfim, é um prazer enorme ver o sorriso no rostinho de cada um perante algo novo e interessante. Cada viagem éuma nova descoberta! Pretendo viajar com os meninos o máximo possível pois sei que um dia eles vão achar viajar com os pais “um saco”!

Eu devia ter escrito um diário em cada viagem para nunca mais me esquecer dos detalhes e ajudar mamães e papais a evitar alguns “perrengues” por aí. Mas como não pensei nisso na época vou tentar cavar na memória alguns deles para compartilhar com vocês.

See you soon!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *