Quem me conhece sabe da relação de amor que tenho por Nova York.
A primeira cidade que eu quis conhecer dos Estados Unidos foi Nova York (NY). Cada vez que fui pra lá tive diferentes interações com a cidade, sempre de férias, onde a cada período descobria uma parte de NY. Até o momento que fui morar lá e tive a oportunidade de conhecer a cidade mais profundamente.
Imaginem que tenho muito para compartilhar sobre a Big Apple! Mesmo porque, uma das características de NY é que ela está em constante transformação. A cidade muda, os bairros se modificam, novas construções surgem a todo momento.
Um dos lugares que passaram por uma incrível transformação (e continua se transformando), desde a primeira vez que estive lá (2006), até a última (2017) é a area do antigo World Trade Center.
O atentado às Torres Gêmeas já tinha acontecido havia alguns anos (2001), e o local ainda estava cercado, estando em andamento as obras das fundações e subsolos. Montaram no alambrado da obra, um pequeno memorial do 9/11 com exposição de fotos do dia do atentado. A Igreja de St. Paul (St. Paul’s Chapel of Trinity Church Wall Street), que fica a poucos metros do local, tinha uma exposição sobre o dia, demonstrando como ela serviu de base aos bombeiros e voluntários que trabalharam na area do atentado.
In 2010 a praça já havia sido inaugurada. As piscinas contruídas na area das duas torres já estavam prontas e a Survivor Tree (árvore sobrevivente) já havia sido replantada na praça.
Esta árvore – Pereira de Callery – tem uma história de sobrevivência e se tornou símbolo do 9/11. Ela ficava nos arredores do antigo World Trade Center, local onde as torres desabaram. Na remoção dos escombros encontraram ela queimada, mas com vida e transplantaram para um parque no The Bronx enquanto durou a obra. Neste período, ocorreu uma tempestade que a arrancou do solo. Novamente replantada, sobreviveu e voltou para o local original representando o renascimento da area.
THE One World Trade Center foi inaugurado em 2014, sendo o mais alto prédio do novo complexo e também dos Estados Unidos. O Observatório (One World Observatory) fica no topo do edifício e oferece experiencias incríveis. O elevador sobe mais de 100 andares em 60s com projeções como se fosse um elevador panorâmico. No piso principal o visitante tem vista 360˚ e a paisagem de tirar o fôlego. Vale a pena a visita! Dependendo da época do ano, e se você quiser planejar o horário da visita, tente comprar os ingressos antecipadamente pelo site: https://oneworldobservatory.com.
THE 9/11 Memorial & Museum (www.911memorial.org) também vale a visita. O museu é subterrâneo e o visitante consegue ver: as fundaçoes das duas torres, a escada que levou muitos sobreviventes para fora do edifício antes do desabamento; pilares e vigas retorcidos da estrutura, além de exposições que homenageiam os sobreviventes e que contam a sequencia dos fatos daquele dia. Nesta parte tive uma certa angustia, pelo fato de ver, ouvir e ler relatos de sobreviventes, familiares, gravações dos bombeiros e policiais que estiveram lá, e tudo isso estando no subsolo… Não sei se voltando outra vez lá, minha experiencia seria diferente.
Da última vez que estive em NY, a construção chamada Oculus já estava em pleno funcionamento. Aqui é o terminal de trem do World Trade Center – o Path que vai para Nova Jersey, além de abrigar um shopping. Seu alto custo e tempo de execução, geraram muita controvérsia, porém é incrivelmente bela. Projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava, alguns dizem ser no formato de uma espinha de peixe, outros dizem representar uma fênix; internamente, seu imenso vão interno traz a integração com a luz e o espaço externo.
Não restam duvidas que é o mais novo ponto turístico de NY!
Não deixem de ir!!
Procurando hotéis? Encontre aqui no Booking.com!
Booking.com
Elaine Barea Viotto
E eu não conheço NY ainda…. 😩. Mas seu relato me inspirou a colocar o destino na lista .
Sucesso pro time!
Cris Berbert
Que legal! Me fala que te passo várias dicas! Beijo
Alcina Berbert Fukino
Hi Cris , na ultima vez que estive lá a obra ainda não estava concluida.
Pretendo retornar (quem sabe em breve) e espero pode contar com suas dicas bjs.
Cris Berbert
Com certeza! E que seja em breve!
Nilza Shoji
A emoção foi grande no retorno ao World Trade Center após 19 years! Suas dicas e comentários foram valiosos. Obrigada Cris Berbert.
Cris Berbert
Fico feliz!