Eu, nos meus 62 years, sou apenas um rapaz, latino-americano, vindo lá do interior…no caso Sorocaba-SP-Brasil.
Passei a maior parte dos meus primeiros 17-18 anos vivendo, estudando, etc. enfim, tendo como base a cidade de São Paulo-SP-Brasil. Nesse período, eu já comecei a perceber o meu perfil de “viajante e explorador de novos lugares”. Nos períodos de férias escolares e na grande maioria dos finais de semana e feriados eu ia para algum lugar, seja com a minha família, com amigos ou sozinho. Nos meus 15-16 anos de idade, for example, eu e outros 3 amigos, com as devidas autorizações de nossos pais, viajamos por uns 30-40 dias pela Argentina “no melhor estilo dos anos 60-70”, that is, mochila nas costas, carona pelas estradas e quase nada de dinheiro no bolso e muita aventura….
Numa etapa seguinte, 1973, fui aprovado no vestibular para estudar Engenharia Florestal, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo/Campus de Piracicaba-SP-Brasil e consequentemente “o rapaz latino-americano voltou para o interior”. From there, a cada dia foi ficando mais claro para mim, que eu teria pela frente “um estilo de vida tipo nômade”, com muitas expedições, missões, viagens e afins e a cada momento tendo que trabalhar e/ou viver num determinado lugar do planeta, tudo isso devido as características dessa minha primeira profissão que havia escolhido. Na prática, eu diria que minhas escolhas me ajudaram a conciliar, de certa maneira, o binômio “trabalho e satisfação em viajar e explorar novos lugares”.
Além disso, that is, quase sempre ter trabalhado viajando, quando eu “tecnicamente” tomava férias, eu também viajava para algum lugar…
E assim foi e continua sendo até hoje (ainda bem)!
Nesse contexto, tive a oportunidade de conhecer todos os estados do Brasil, todos os países das Américas do Sul, Central e do Norte, a grande maioria dos países da Europa (Portugal, Spain, França, Itália, Grécia, Suíça, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Áustria, República Tcheca e Hungria, alguns países da África (Angola, Moçambique e África do Sul), algumas ilhas do Caribe (Cuba, República Dominicana e São Martinho) e mais Tailândia, Vietnã e Camboja.
O prazer de “viajar e explorar os mais diversos lugares” também me estimularam a estudar “o turismo”. Primeiro fiz uma pós-graduação em Turismo e Meio Ambiente e depois complementei com cursos técnicos de Turismo e Guiamento (habilitação profissional e oficial para Guia de Turismo).
Atualmente, estou ingressando numa nova etapa, that is, continuar viajando, mas também “descrever e compartilhar com vocês algumas das minhas experiências como viajante e explorador de lugares”!
Juliana Berbert
Aguardando as histórias para viajar junto!